quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SIM a vida humana!!!



O Jornal “Folha de S.Paulo” (Rio de Janeiro, 20ago06) informou que uma pesquisa realizada com cerca de 5 mil jovens em três municípios do Brasil (Rio, Salvador e Porto Alegre) aponta que 16,7% das adolescentes abortaram o primeiro filho, e 45,9% dos rapazes tiveram namoradas que interromperam a primeira gravidez.


A pesquisa mostrou ainda que 15,5% das moças desejaram provocar aborto ao engravidar do primeiro filho, e 11,12% tentaram realizá-lo sem sucesso. Já entre os rapazes, 20% informaram que desejavam que suas parceiras interrompessem a gravidez. A pesquisa foi feita pela pesquisadora Greice Menezes. Segundo a pesquisadora, quem mais faz abortos são as jovens de maior renda e escolaridade. A pesquisa apontou que as mulheres que tinham nível de escolaridade médio ou superior completo relataram três vezes mais o desfecho do aborto na primeira gravidez do que as jovens de baixa escolaridade.


Em relação à renda, as moças que vinham de famílias cuja renda per capita era superior a um salário mínimo relataram ter recorrido ao aborto quatro vezes mais do que as jovens que vieram de famílias com renda inferior a este piso salarial.


Este dado quebra o argumento de que o aborto é uma “solução social”. Meninas de maior renda podem se submeter ao procedimento em clínicas particulares e ter atendimento médico. Já as mais pobres, segundo a pesquisadora, fazem uso de medicamentos abortivos e chás.


A Igreja condena radicalmente o aborto em todos os casos! Não é licito matar a criança no ventre materno; nem os animais fazem isso, ao contrário, defendem suas crias com valentia. Nem mesmo em caso de estupro pode se justificar o aborto, pois o punido pelo crime deve ser o estuprador e não a criança inocente!


A Igreja ensina no Catecismo da Igreja Católica (CIC) que:

“A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida.


Antes mesmo de te formares no ventre materno eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei (Jr 1,5).


No site do PT encontra-se um triste artigo de apoio ao aborto!!!
Veja fonte: http://www.pt.org.br/portalpt/secretarias/-mulheres-16/artigos-141/estatuto-do-nascituro:-mais-uma-aberracao-a-ser-combatida-4634.html

Que mundo iremos construir? O que é liberdade? O que é matar?
Reflita!
Oremos!
Professor Felipe Aquino
Fonte: Com. Shalom e Canção Nova

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

São Miguel, São Rafael e São Gabriel





SÃO GABRIEL

Mais conhecido como o Arcanjo Gabriel
Gabriel o "anjo da anunciação" mencionado como o anjo enviado para Zacarias (Lc 1:11-19) e no Livro de Daniel (8:16,9:21) para proclamar a anunciação da Virgem Maria (Lc1:26-38) ( magnificat) e é também associado a encarnação de Jesus Cristo. Ele anunciou vinda de Cristo no Velho testamento e disse a Zacarias do nascimento de São João Batista. Ele também apareceu a Virgem Maria para anunciar que ela tinha sido selecionada para ser a mãe do Salvador (Lucas 1:25-38).
Seu culto começou muito cedo em Roma. Gabriel é também creditado em guardar a "Arvore da Vida" e pode ter sido o ser celestial que teria expulso Adão e Eva do Éden.
Ele é usualmente mostrado na liturgia da Igreja como um belo arcanjo segurando um rolo de papiro com a Ave Maria nele gravado.
SÃO RAFAEL

Um dos arcanjos venerados pelo nome na igreja com Miguel e Gabriel .O nome Rafael significa " Aquele que cura " e o anjo é considerado um dos anjos de cura. Ele é honrado na tradição cristã como o líder dos anjos guardiões, o anjo do conhecimentos e o anjo da ciência. No Velho Testamento Rafael parece no livro de Tobias, no qual ele provê muita ajuda a Tobias ajudando Tobias a se livrar dos tormentos do demônio Asmodeus.
No fim do livro ele diz a Tobias: "Eu sou Rafael um dos sete anjos que podem entrar e servir a Gloria do Senhor" (12:15). Ele não é mencionado no Novo Testamento mas a tradição o identifica como o anjo da ovelha em João 5:2 .
Na arte litúrgica da Igreja é mostrado como um jovem carregando um bastão e/ou um peixe.

SÃO MIGUEL

O arcanjo Miguel é um dos três anjos venerados por nomes pela igreja (com Gabriel e Rafael).
Miguel significa "aquele que se parece com Deus ".
Na tradição da igreja ele é o chefes dos anjos no céu. A igreja honra Miguel com quatro títulos:
Primeiro, ele é o anjo da morte. Assim assiste cada alma na sua jornada final após a morte, até o céu para julgamento A tradição diz que Miguel dá uma ultima chance para todas as pessoas ,a se redimirem antes da morte e assim provoca consternação ao demônio e seus seguidores.
Segundo, ele é um padroeiro especial, e protetor do povo escolhido no Velho Testamento.
Terceiro, ele é o supremo inimigo de Satã e segundo o Livro das Revelações ele lutará contra Satã e virá, no final dos tempos, comandando tropas de anjos do Senhor para a luta final.
Quarto, ele é o guardião da Igreja.
Miguel aparece duas vezes no Velho Testamento. Em Daniel (10:13) que diz
"Miguel ,um dos grandes príncipes" e logo depois como "um grande príncipe"
Sua proeminência na lendas e tradições judias fazem dele um poderoso líder angélico, o príncipe dos arcanjos e tem como certa o seu significado na tradição cristã dos anjos. A veneração a Miguel data dos tempos mais antigos da historia cristã.

São Miguel é mostrado na arte litúrgica da Igreja como um anjo segurando uma espada ou lança, um escudo e uma balança.
Fonte: Comunidade Católica Shalom

domingo, 19 de setembro de 2010

Busca pela intercessão de Maria é "natural", ensina Bento XVI


Após a celebração da Santa Missa, no quarto e último dia da visita que faz ao Reino Unido, o Papa rezou a tradicional oração mariana do Angelus com os peregrinos reunidos no Cofton Park de Rednal, em Birmingham. E disse:

"É devido aos abundantes dons de graça que nós a honramos, e é com base na íntima ligação com seu Filho Divino que nós, de maneira natural, buscamos sua intercessão por nossas necessidades e as do mundo todo.
Nas palavras do Angelus, voltamo-nos agora à nossa Mãe Santíssima e confiamos a ela as intenções que estão em nossos corações".



O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…

V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.
Ave Maria…

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.



Fonte: Canção Nova

Visão crítica e cristã sobre a homossexualidade

Em tempos de muita discussão, é importante a formação, entender a opinião da igreja, negar o preconceito, porém ciente e firme da nossa fé.

Para tanto extraí um texto do professor Felipe Aquino, explicando sobre um dos temas mais polêmicos da atualidade a homossexualidade, vejamos:


Começando com a posição da Igreja (que é a da Bíblia ); assistida e guiada pelo Espírito Santo, como Jesus prometeu (cf. Jo 14, 15.25; 16,12-13; Mt 28,20), é que a “tendência homossexual não é pecado” e tem suas causas desconhecidas, mas diz que a PRÁTICA dos atos sexuais é uma “depravação” (cf. Catecismo §2357ss ); é pecado grave.


O que diz o Catecismo da Igreja


§2357 – “A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante , por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. A sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves (Gn 19,1-29; Rm 1,24-27; 1Cor 6,9-10; 1Tm 1,10), a tradição sempre declarou que “os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados” (CDF, decl. Persona humana, 8). São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados”.


Homossexuais – não discriminá-los


§2358 – “Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais inatas. Não são eles que escolhem sua condição homossexual; para a maioria, esta constitui uma provação. Devem ser acolhidos com respeito e compaixão. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus na sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa da sua condição”.


Homossexuais – viver a castidade


§2359 – “As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes de autodomínio, educadores da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.”


Há quem defenda que o homossexualismo é um “terceiro sexo”; e, portanto, algo natural e legítimo. Mas isso entra em conflito com a lei natural; um homem com um homem não podem gerar um filho… Existem dois sexos diferentes para se completarem mutuamente. Cada um dos dois tem predicados que o outro não tem. A tendência homossexual tanto pode ser congênita como pode ser adquirida; todavia ela nunca é normal, porque não é natural. Não é porque alguém tenha a tendência homossexual que é certo dizer que isso é “normal e correto”, e que ele pode viver a homossexualidade, discordando até de Deus e das suas Escrituras. Se for assim, o alcoólatra também poderá dizer: “eu tenho naturalmente a tendência a beber, então, é correto e natural eu beber”; o drogado poderia dizer o mesmo; e assim, outros casos. Então, não poderíamos combater nenhum vício.


A cruz da tendência homossexual é pesada, mas o cristão sabe que é da cruz que nasce a ressurreição.
Cristo já carregou na Sua Cruz essa tendência, assim qualquer um dos nossos pecados; e nas santas chagas do Senhor você pode buscar o remédio para elas. São Pedro diz que “Ele carregou as nossas enfermidades”; então, a pessoa pode sim procurar na oração a cura desse mal.

É preciso também tomar consciência de que a pessoa não é a única a carregar um problema difícil. Todo ser humano tem o seu; pode ser até o extremo oposto, ou seja, uma excessiva atração pelo outro sexo. Isso proporciona a todos, ocasião de lutar contra tendências desregradas; é precisamente na luta que alguém se faz grande. Sem lutar, ficaríamos sempre com nossa pequena estatura espiritual.

Os Santos não foram de linhagem diferente, tiveram seus momentos difíceis, mas conseguiram vencer com o auxílio de Deus.


Pode até ser que a pessoa não deixe de ter a tendência homossexual, como o alcoólatra não deixa de ter a tendência ao alcoolismo, mas pode, com o auxílio da Graça de Deus, vencer-se a si mesmo sempre. E receberá de Deus a recompensa, pois vai agradar muito ao Senhor. E assim poderá será feliz, mesmo já aqui neste mundo, porque a Palavra de Deus não falha. Não há outro caminho verdadeiro de felicidade do que em Cristo Jesus.


FONTE:

Prof. Felipe Aquino

sábado, 4 de setembro de 2010

O Coração de Cristo


Uma devoção profunda, bíblica e de forte sentindo para a vida cristã. Assim é a devoção ao Coração de Cristo Jesus!!!

Na Antropologia bíblica coração indica o interior do homem, sua identidade, dali nascem seus pensamentos e sentimentos mais profundos. Dizer "coração" é referir-se ao homem como ser que reflete e toma decisões com conhecimento de causa.

Salmo 86,61:

"Senhor, mostra-me teu caminho

E eu me conduzirei segundo tua vontade

Unifica o meu coração

Para que ele tema o teu Nome!"



fonte: canção nova

Obrigado


Mais de 1000 visitas!!!
Espero que o Sagrado Coração de Jesus alcançe a todos cada dia mais...
Sagrado Coração de Jesus,
Fazei que vos ame cada vez mais!